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Marketing Olfativo

O marketing olfativo transformou-se em uma importante ferramenta na estratégia de diferenciação das empresas, atuando diretamente nas emoções dos clientes e criando experiências fortes e duradouras associadas às marcas.

As empresas alcançam os seus consumidores de uma forma mais custo-eficiente, as essências influenciam positivamente o comportamento de compra dos clientes nas lojas. Principais resultados nos uso das essências como elemento de apoio mercadológico são:

-Aumento de vendas;

-Maior tempo de permanência na loja;

-Melhor humor e interesse dos clientes;

-Ampliação da atitude positiva dos clientes em relação à marca;

-Diferenciação.

Pesquisas realizadas na Alemanha indicam que o uso de fragrâncias no varejo aumenta em cerca de 16% o tempo de permanência do cliente na loja. Amplia também em 14,8% a probabilidade de compra e em 6% as vendas em supermercados.

Estudos mostram que 83% dos consumidores dizem que comprariam o produto, independente do preço, após a degustação na qual o produto fosse considerado satisfatório. Já o olfato é o sentido mais subliminar e primitivo do homem. É o sentido mais lembrado pelos seres humanos. O senso de olfato (cheiro) é único comparado com os demais sentidos e tem uma conexão direta com a nossa memória e o centro emocional do cérebro.

Acredita-se que o Marketing Olfativo auxilia a ampliar a divulgação e público-alvo da marca, além de fortalecer sua imagem. O Marketing Olfativo, trata-se de um recurso de marketing sensorial que permite a criação de um vínculo emocional entre clientes e marca, pois, o cheiro é capaz de estimular certas áreas do nosso cérebro responsáveis por criar emoções e memórias. Ao sentir uma fragrância, o olfato envia mensagens instantaneamente para o nosso sistema límbico, a parte do cérebro onde sentimos emoções, luxúria, percepção e imaginação. O resultado é imediato. O consumidor consegue associar o cheiro da fragrância à marca. Assim, torna-se possível desenvolver laços e memórias que podem ser trabalhados neste relacionamento com o cliente. Sua aplicação pode acontecer em Pontos de Venda, Campanhas de Marketing e Propaganda, eventos ou através de produtos perfumados.

O sistema olfativo humano se ajusta ao longo do tempo e começa a ter dificuldades para detectar odores bons e ruins que não sejam muito fortes. Isso é chamado de adaptação olfativa e, normalmente leva apenas uma hora para o ser humano se adaptar a um odor ou cheiro. Por exemplo, pessoas que trabalham em um ambiente perfumado, muitas vezes perdem a capacidade de detectar o aroma, mesmo que qualquer um que entre no local possa facilmente percebê-lo.

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